História de Itapema
Uma ótima forma de saber mais sobre Itapema é conhecendo a história dessa incrível cidade. O município, localizado em Santa Catarina, completou 62 anos de fundação em 21 de abril de 2024.
Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre a Itapema de hoje. A cidade está localizada no litoral norte de Santa Catarina, e é a 5ª mais populosa da microrregião de Itajaí com uma área territorial de 58,210km². Conforme a estimativa do IBGE de 2022, Itapema tem 75.940 habitantes, com uma papolução estimada em 2024 de 83.330 pessoas. Somente entre 2019 e 2020 o crescimento populacional da cidade foi de 20 mil pessoas. Itapema faz limite com os municípios de Balneário Camboriú, Porto Belo, Tijucas e Camboriú, e está a 73,5 km da capital, Florianópolis.
A história de Itapema
Itapema foi colonizada pelos povos açorianos, que chegaram a partir da baía de Porto Belo, no século XVIII. Já alocados nas comunidades de São Miguel e Santo Antônio, os açorianos foram os responsáveis pelo povoamento da baía de Porto Belo, onde ajudaram a fundar a freguesia de Porto Belo, depois transformada em vila, em 1832.
Porém, foram somente os descendentes desses imigrantes que povoaram a região de Itapema, que recebeu sua primeira estrutura administrativa em 1914, com a criação de um Distrito Policial. Itapema foi considerada “arraial” até 1915, condição que não tinha nenhum prestígio político administrativo. Dessa forma, o arraial era representado por Porto Belo. A sede era conhecida como Vila de Santo Antônio ou Tapera. Hoje, o local é o bairro identificado como Canto da Praia, onde vivem muitos descendentes dos primeiros imigrantes do município.
Imagens: https://www.euamoitapema.com.br
-
Pode ser uma referência a um dos nomes populares do gavião-tesoura, um pássaro com ampla distribuição entre a América Central e o norte da Argentina.
-
Pode ter origem da língua tupi antiga, por meio da composição entre as palavras ita (“pedra”) e pema (“anguloso”), significando pedra angulosa.
-
Durante os anos seguintes, com o crescimento populacional, Itapema foi elevada a distrito de paz. Durante a fase de distrito, foi incorporada ao município de Camboriú (mais precisamente entre 1923 e 1925).
Você sabia que algumas tradições açorianas são mantidas até hoje em Itapema? São elas:
-
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes;
-
Festas do Divino;
-
Festa do Terno de Reis;
-
As brincadeiras do Boi de Mamão e a Farra do Boi.