Seja bem vindo a Jessé Imóveis CRECI-SC 8378J
Português (Brasil)
Endereço
Meia Praia
Itapema - Santa Catarina
CEP: 88220-000
Telefone
(47) 99151-8081
E-mail
jesseimoveis@jesseimoveis.com.br
Encontre aqui seu imóvel ideal!
 Categorias

Apartamento Casas Lançamento Pré-Lançamento
 Quartos

 Banheiros

 Vagas na Garagem

 Tamanho (m²)

História de Itapema

Uma ótima forma de saber mais sobre Itapema é conhecendo a história dessa incrível cidade. O município, localizado em Santa Catarina, completou 62 anos de fundação em 21 de abril de 2024.

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre a Itapema de hoje. A cidade está localizada no litoral norte de Santa Catarina, e é a 5ª mais populosa da microrregião de Itajaí com uma área territorial de 58,210km²Conforme a estimativa do IBGE de 2022, Itapema tem 75.940 habitantes, com uma papolução estimada em 2024 de 83.330 pessoas. Somente entre 2019 e 2020 o crescimento populacional da cidade foi de 20 mil pessoas. Itapema faz limite com os municípios de Balneário Camboriú, Porto Belo, Tijucas e Camboriú, e está a 73,5 km da capital, Florianópolis.

A história de Itapema

Itapema foi colonizada pelos povos açorianos, que chegaram a partir da baía de Porto Belo, no século XVIII. Já alocados nas comunidades de São Miguel e Santo Antônio, os açorianos foram os responsáveis pelo povoamento da baía de Porto Belo, onde ajudaram a fundar a freguesia de Porto Belo, depois transformada em vila, em 1832.

Porém, foram somente os descendentes desses imigrantes que povoaram a região de Itapema, que recebeu sua primeira estrutura administrativa em 1914, com a criação de um Distrito Policial. Itapema foi considerada “arraial” até 1915, condição que não tinha nenhum prestígio político administrativo. Dessa forma, o arraial era representado por Porto Belo. A sede era conhecida como Vila de Santo Antônio ou Tapera. Hoje, o local é o bairro identificado como Canto da Praia, onde vivem muitos descendentes dos primeiros imigrantes do município.

Imagens: https://www.euamoitapema.com.br

Em 1912, o arraial passou a ser chamado de Itapema, a pedido dos moradores. Existem duas possibilidades etimológicas para o nome: 
  • Pode ser uma referência a um dos nomes populares do gavião-tesoura, um pássaro com ampla distribuição entre a América Central e o norte da Argentina. 
  • Pode ter origem da língua tupi antiga, por meio da composição entre as palavras ita (“pedra”) e pema (“anguloso”), significando pedra angulosa.
  • Durante os anos seguintes, com o crescimento populacional, Itapema foi elevada a distrito de paz. Durante a fase de distrito, foi incorporada ao município de Camboriú (mais precisamente entre 1923 e 1925).
Somente em 1962 Itapema se tornou um município. Em 31 de janeiro do mesmo ano, Olegário Bernardes se tornou o primeiro prefeito da cidade, que então contava com cerca de 3.500 habitantes. As heranças dos imigrantes açorianos
 

Você sabia que algumas tradições açorianas são mantidas até hoje em Itapema? São elas:

  • Festa de Nossa Senhora dos Navegantes;
  • Festas do Divino;
  • Festa do Terno de Reis;
  • As brincadeiras do Boi de Mamão e a Farra do Boi.
O local que começou como um pequeno arraial hoje se transformou na cidade catarinense com maior índice de valorização imobiliária desde 2018.
A cidade encanta moradores e turistas do mundo todo, que a escolhem como casa ou destino de férias devido às suas belas praias cercadas por morros, a exuberante vegetação da Mata Atlântica, a excelente infraestrutura e a qualidade de vida que ela oferece.