INCC-M
INCC é a sigla para Índice Nacional de Custo da Construção, um indicador econômico calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), órgão pertencente à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua principal função é medir as variações de custo dos elementos base da construção civil no Brasil. Oficialmente, o INCC foi o primeiro índice com a finalidade de apurar os custos da construção civil no país.
Na década de 40, foi criado o Índice de Custos da Construção (ICC). Entretanto, o ICC só abrangia a cidade do Rio de Janeiro, capital federal da época. Contudo, com o passar dos anos, houve uma larga descentralização da economia brasileira. E com a expansão da atividade econômica para as demais regiões, o índice precisou ser remodelado de modo que cobrisse outras localidades do território nacional. E foi assim que, em 1985, surgiu o Índice Nacional de Custo de Construção, durante o processo de reformulação do índice, o IBRE chegou a coletar dados de 20 capitais brasileiras.
O Índice Nacional de Custo da Construção é utilizado como índice de reajuste das parcelas de imóveis negociados ainda em construção, em média, os imóveis vendidos na planta levam de 2 a 4 anos até a entrega das chaves, ou seja, é bem provável que durante esse período haja um aumento no preço dos insumos necessários para execução da obra. Por isso, para não correr o risco de atraso na entrega ou de prejuízo para a construtora, as parcelas do pagamento são ajustadas de acordo com as variações do INCC. Para calcular o INCC, o IBRE-FGV leva em consideração o preço de 3 fatores fundamentais da construção civil, sendo eles:
-
Materiais e equipamentos;
-
Serviços;
-
Mão de obra.
